O que é Home Office?

O trabalho remoto, teletrabalho ou home office não é algo atual, porém com o novo cenário que estamos vivenciando tornou-se a melhor opção para empresas e seus colaboradores não pararem.

Embora essa nova organização de trabalho demande esforços de ambos os lados – empresas e colaboradores – essa realidade vem ganhando cada vez mais adeptos e se mostrando uma ferramenta eficaz de trabalho na era tecnológica.

O termo Home Office traduzido significa escritório em casa. Na prática, nada mais é que o profissional ter uma estrutura na própria residência para realizar suas tarefas de trabalho como se estivesse alocado na empresa.

Contudo, ele ganha variações como, trabalho remoto ou teletrabalho, já que muitos profissionais optam por muitas vezes por trabalharem em outros lugares como espaços de coworking, cafeterias, hotéis, etc. Qualquer lugar que ofereça a tecnologia e espaço necessário para o desempenho das funções.

A demanda por esse tipo de trabalho parte de ambos os lados: candidatos em busca de empresas que contratam home office; e empresas que buscam colaboradores de outras localidades que estejam dispostos a prestarem seus serviços à distância.

Os já adeptos à nova realidade garantem que com organização, disciplina e responsabilidade é possível obter ótimos resultados trabalhando dessa forma.

Caso você tenha interesse, confira algumas vantagens e desvantagens do trabalho remoto. 

Home office: vantagens e desvantagens

VANTAGENS

  • Proximidade com a família 

Trabalhando de casa você estará automaticamente mais próximo daqueles a quem ama, seja esposa, marido, filhos ou pets.

  • Independência

É só acordar e ir trabalhar sem depender do trânsito ou do transporte público cheio para chegar ao trabalho.

  • Redução de custos

Você não gasta dinheiro de transporte e não precisar comer na rua. 

DESVANTAGENS

  • Perda da privacidade pessoal

É bom tentar estabelecer um limite para que a proximidade com a família não acabe se tornando um empecilho para sua perda de concentração no teletrabalho. Escolha um local da casa onde você possa ficar sozinho ou que tenha portas, pelo menos.

  • Excesso de carga de trabalho

Como você não sai de casa para trabalhar, há o perigo de perder a noção do tempo ao fazer as tarefas de casa e do trabalho. Por isso, fique alerta para exageros.

  • Diminuição de troca profissional

Estando apenas você no seu espaço de trabalho não existe a troca de experiências que acontece no dia a dia.

E afinal, como você pode se organizar para conseguir transformar o teletrabalho em algo produtivo e saudável para sua saúde profissional e mental? 

Home Office: top 5 dicas

1. Combine com o time a melhor estratégia para se comunicarem. Muitos utilizam Skype, Slack, Google Hangouts ou mesmo o WhatsApp para manter o contato.

2. Videochamadas funcionam bem. Todo mundo se ouve, se vê e isso evita ruídos na comunicação, além de ser uma oportunidade da equipe manter um contato, mesmo que virtual. 

3. Mantenha a rotina normal. Não é porque você está trabalhando de casa que você vai ficar de pijama. tente um meio termo no vestuário: nem tão relaxado, mas também nada como se vestir para uma entrevista de emprego. 

4. Não se esqueça da qualidade de vida: reserve momentos na agenda para levantar da mesa, caminhar pela casa, se alimentar e beber água. Lembre-se que antes do seu computador, você precisa que a máquina do seu corpo funcione perfeitamente bem.

5. Saiba qual é seu pico de produtividade e qual é a melhor dinâmica de trabalho. Algumas pessoas produzem melhor pela manhã e quando interagem com colegas. Outras preferem a tarde, ouvindo música e sem falar com ninguém. Ajuste o que é melhor para você.

Como conseguir um trabalho home office?

Essa modalidade vem ganhando mais adeptos no mercado de trabalho moderno e com o novo cenário de restrições de circulação que vivemos, o home office se tornou a alternativa ideal para que milhares de empresas continuem a trabalhar.

FAQ

O que é home office? 

Home office é a tradução para “escritório em casa”. Faz referência ao tipo de trabalho realizado em casa.

O que é teletrabalho ou home office? 

É uma modalidade de trabalho realizada fora do escritório e que conta com o auxílio da tecnologia para sua realização.

Como fazer home office? 

Para realizá-lo você precisa reservar um espaço da casa, ter uma internet boa e alinhar a sua comunicação com o time da sua empresa.

Como funciona home office? 

Para o home office funcionar é preciso que a empresa alinhe suas expectativas com os colaboradores e crie estratégias de comunicação e entrega para os resultados acontecerem.

Como organizar home office?

Para organizar o home office você precisa contar com um espaço reservado para isso, ter uma boa internet e alinhar as entregas com o time da sua empresa.

Fonte: Portal Carreira & Sucesso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clarear o cabelo com violeta genciana!

Resenha - Novex Queratina Absoluta

Hidratação Capilar Com Dextenol